Luckesi em seu artigo Ludicidade e Formação do Educador, nos apresenta de forma diferenciada o significado do que é ludicidade e como nós enquanto educadores podemos trazer o lúdico para sala de aula, ajudando em uma melhor interação entre professor e aluno.
Luckesi explica que ludicidade é uma atividade agradável que está relacionada ao íntimo de cada pessoa e como elas percebem cada experiência, relacionando-as em lúdicas ou não. A partir desse conceito, podemos entender que a ludicidade independe de grupos, mas sim do particular, o que é lúdico para um pode não ser para outros.
O autor também explica e dá dicas de como podemos ensinar ludicamente e ressalta que primeiramente necessitamos cuidar de nós enquanto pessoas e profissionais, entendendo nosso processo lúdico e estando preparados para desafios que certamente surgiram na jornada docente.
Após compreender o primeiro passo, o professor deve está atendo a cada um dos seus discentes, pois uma sala é composta de diversidade e como já foi tratado, o lúdico é próprio, individual, o que é exultante para um aluno pode ser constrangedor para outro.
O papel do professor diante da sala é perceber como seus alunos estão tratando e interagindo com suas sugestões de aprendizagem e respeitar aquele que se manifeste contrário as suas atividades, procurando saber o motivo pelo qual não é lúdica a prática para aquela determinada pessoa ou grupo, tendo um plano B para atender esse previsto. Assim, a ludicidade conseguirá está presente facilitando as aulas que antes eram monótonas tornando-as lúdicas.
Excelentes reflexões!!! O que este conhecimento sobre ludicidade mudou na sua "forma" de lidar com a docência?
ResponderExcluirAprender sobre o que é ludicidade e como me incorporar a ela, me fez entender que nós professores devemos está preparados para entender melhor os discentes, respeitando-os diante de suas particularidades, pois o lúdico é característico de cada um.
ResponderExcluirExcelente!
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