Através do livro de José Carlos Libâneo foi desempenhado um trabalho em grupo onde discutimos e apresentamos em sala um mapa conceitual mostrando nosso entendimento acerca do tema: exigências contemporâneas e novas atitudes docentes.
As principais discussões acerca do assunto proposto foram as novas atitudes docentes e como se é vista essa profissão atualmente, a escolarização e o novo paradigma produtivo e a formação de novos conceitos para a escola.
O primeiro, aborda como a profissão de professor é vista na sociedade, muitas pessoas já consideram ultrapassada por conta da feroz tecnologia e da mudança no perfil das crianças e jovens que frequentam hoje a sala de aula, o que leva a questionar se existe um prazo para essa profissão nesse ensino vigente. Eu não acredito que se dissipe o ofício, mas que seja necessário uma reformulação dos professores, fenômeno que apesar de discreto já começou a acontecer, exatamente por não só os docentes, mas a escola no geral, os estudantes e até a família perceberem o quanto se faz necessária essa mudança, para que mesmo com os meios de comunicação o professor seja mediador dos conhecimentos. As novas atitudes que os educadores e a escola precisam ter para comportar esse novo publico de discentes se baseia na troca de sabedoria, onde eles entendem que o aluno traz experiências, informações e entendimento para a sala, modificar a ideia de praticas pluridisciplinar, onde as disciplinas já vem prontas no currículo sem integrações entre elas, para interdisciplinares havendo interações de conteúdos, auxiliar os alunos a buscarem consciências críticas acerca do que se é aprendido, reconhecer os impactos das tecnologias e investir nas atualizações cientificas.
O segundo, traz a relação da economia com a escolarização dos trabalhadores que chegam no mercado de trabalho, abordando como a escola está preparando esses recursos humanos trazendo também a ideia da educação equalizadora, onde pessoas já inseridas no mercado de trabalho possam voltar as salas de aula para repor alguma pendência, melhorando assim seus currículos profissionais.
E por fim os novos conceitos para as escolas, nos faz pensar que a escola não detém o total saber e que a educação acontece em diversos lugares. Para melhorarmos a unidade escolar, além do que já expressei acreditar para os docentes, é importante esquecer a ideia de academia transmissora de informações. Assim, respeitando o conhecimento do outro e adquirindo métodos atuais como os discentes nesses ambientes teremos uma melhor troca de saberes, onde as pessoas de modo geral são as que mais usufruem dessa bonificação.
Oi Suzana! excelentes reflexões. Destaco sua fala: "Assim, respeitando o conhecimento do outro e adquirindo métodos atuais como os discentes nesses ambientes teremos uma melhor troca de saberes, onde as pessoas de modo geral são as que mais usufruem dessa bonificação." Quais métodos atuais seriam estes??
ResponderExcluirOs métodos que eu me refiro professora, é a prática mediadora do conhecimento, uso das TIC'S de maneira adequada e a ludicidade (nosso ultimo assunto).
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